Vender em marketplaces ou ter minha própria loja?
Devo ter minha loja virtual ou vender apenas nos marketplaces disponíveis no mercado? Qual a melhor opção para minha empresa?
Publicado em 19/10/2021 nas categorias Comércio Eletrônico, Ecommerce, Loja Online, Loja Virtual
Quando pensamos em entrar no mundo do comércio eletrônico muitas dúvidas começam a surgir sobre quais plataformas devemos utilizar para vender nossos produtos, será que apenas ter uma loja própria resolve? Ou, será que apenas vender por meio dos marketplaces resolve e escala nossas vendas?
Bom, de início é preciso entendermos o que é um marketplace, certo? O marketplace é um site, geralmente de uma grande marca, que abre espaço para outras lojas poderem vender seus produtos em seu site, por ter um volume muito grande de acessos, e para isso receberá uma porcentagem do volume gerado das vendas.
Para lojas que estão começando este é um excelente caminho para acelerar o início das vendas e começar a movimentar o estoque, pois ter sua loja própria nem sempre é possível ter um volume considerado de vendas no início, já que sua divulgação na internet dependerá de fatores como rankeamento nos sites de buscas e divulgação em redes sociais. O volume gerado por grandes marketplaces vai gerar um tráfego em seus produtos, mas nele se concentra também inúmeras lojas do mesmo ramo, o que leva a ter o preço como fator fundamental na escolha de qual produto o cliente irá comprar.
A taxa cobrada pelas vendas dos marketplaces varia de acordo com a visibilidade que você terá, alguns oferecem planos para ter mais destaque em troca de pagar uma quantia maior da comissão pela venda. Um problema que os marketplaces possuem é a fidelização da marca da loja que está vendendo pois geralmente quem compra acaba não vendo o nome da loja ou simplesmente acha que a loja é o marketplace, assim será necessário realizar um trabalho em cima das vendas para fidelizar sua marca ao cliente.
Ter uma loja você passa a ter mais autonomia nos valores e as taxas passam a ser de operadoras de cartões, conseguindo assim um lucro maior que no marketplace. O ponto negativo de ter apenas uma loja é que você terá que realizar um trabalho enorme de marketing para gerar o tráfego necessário para as vendas e deverá ter uma verba destinada a este recurso, seja por meio de anuncios no Google Ads ou para impulsionar suas publicações nas redes sociais.
Como uma conclusão de qual o melhor a fazer, acreditamos que um trabalho em conjunto pode trazer bons resultados e fazendo um bom trabalho no atendimento a fidelização do cliente fará com que ele passe a comprar direto de sua loja. O marketplace vai te trazer um retorno mais rápido mas com pouco lucro e sua própria loja virtual te possibilitará um lucro um pouco melhor mas com um certo tempo de espera até que a marca de seu comércio esteja realmente consolidada.